Montag, 29. November 2010

Trilhas Ecológicas 15/10

Uma aventura na selva!!

Novamente estou aqui a escrever o que aconteceu no mês intenso cheio de atividades e ações em vários lugares.
No começo do mês, organizamos uma pré trilha com o guia, Arnaldo, que há tempos é conhecido nosso aqui no Aramitan. Mas no dia mesmo, foi o filho dele quem nos acompanhou na caminhada que durou umas quatro horas de aventura pela trilha do Tigre. O objetivo, era conhecer de perto a trilha, para que depois pudéssemos fazer o trajeto com nossos alunos.

Na trilha do Tigre não existe nenhum tigre, mas existem cobras, onças e outros animais que podiam ser perigosos. O dia estava nublado, pouco sol e na floresta úmida e fria, cheio de montanhas e riachos por onde corria a água de cachoeira, eu, Alemão, Eduardo, Douglas e o Arnaldo Jr (filho do Arnaldo guia) fomos os que nos aventuramos para conhecer a trilha. Um cachorro chamado Sanfona, nos acompanhou desde que chegamos de manhã no bairro do Penteado que fica próximo da trilha, até a hora que voltamos. Foi o nosso " guia animal " que se perdeu algumas vezes na mata, mas conseguimos recuperá-lo depois.

Na primeira parte da caminhada, chegamos em uma cachoeira que corria entre rochas e pedras imensas, lá foi a nossa única parada para o lanche. O Eduardo teve até um tempinho( e também muita coragem ) para se refrescar nas águas geladas da cachoeira, e após uma hora, seguimos em frente. A trilha também e reconhecida como a trilha da " ferradura de cavalo ", pois há uma parte em que ela nos leva numa grande volta para o início da trilha novamente. No final da trilha, chegamos na casa do Arnaldo que dava acesso a outras trilhas. E lá havia muitos pés de frutas, como ameixas, goiabas, bananas... muito legal. A casa do Arnaldo fica no meio da floresta em uma das últimas ruas do bairro do Penteado. Depois de nos despedirmos, voltamos cansados pois aquele dia ainda seria logo para nós.

No dia 15 de outubro, marcamos para fazer novamente a mesma trilha, só que desta vez junto com os jovens alunos da Associação Aramitan. Desta vez foi bem mais divertido!
Só que o dia amanheceu chuvoso e pegamos chuva por todo o caminho até a casa do Arnaldo. Mas depois o tempo abriu, e deu para aproveitar bastante o dia, mesmo não podendo fazer o percurso completo por causa da chuva.

No final do dia, estávamos todos muito felizes com o passeio e nossas experiênicias de cozinhar num fogão à lenha improvisado! Comemos muito macarrão com molho!

Não é todo dia que jovens e crianças lá da nossa comunidade tem um dia tão especial como este, onde juntos possam se integrar, compartilhar alegrias e dividir experiência.